Selecione um país

 Carregando, por favor espere

Treinamento de Segurança

STOP® para Supervisão

DuPont™ STOP<sup>®</sup> for Supervision

Voltar para Família STOP®

DISCLAIMER: Nota: os treinamentos aqui apresentados são unicamente comercializados como componentes de projetos de consultoria dentro da metodologia de Gestão de Risco Operacionais da DuPont Sustainable Solutions. Para saber mais sobre nosso escopo de trabalho, clique aqui .

O DuPont™ STOP® (Programa de Treinamento em Observação de Segurança) é uma premiada família de programas de treinamento em segurança comportamental da DuPont Sustainable Solutions, que aumenta a conscientização de segurança dos funcionários e ajuda as pessoas a falarem umas com as outras sobre segurança do trabalho. Os programas STOP® são baseados em princípios testados e comprovados para ajudar a prevenir incidentes e lesões no local de trabalho. Eles usam uma combinação de métodos para fornecer às pessoas as informações, as habilidades e a vontade para trabalhar com mais segurança, para maximizar sua aprendizagem e para aplicar o que foi aprendido no mundo real.

Esse sistema foi elaborado pela DuPont para acompanhar e aprimorar suas próprias instalações, e devido a sua eficiência e simplicidade, é implantado há mais de 30 anos em empresas de todos os setores no mundo inteiro, auxiliando milhares de organizações de todos os portes a prevenir lesões e acidentes, transformar culturas de segurança e reduzir custos.

STOP® para Supervisão é um programa de treinamento de segurança do trabalho orientado para supervisores e demais lideranças da organização. O programa é baseado na ideia de que os líderes de equipe são responsáveis pela segurança dos seus funcionários. São desenvolvidos dois tipos de habilidades:

  • Observação de segurança: técnicas de observação total dos funcionários, das ferramentas e do entorno que ajuda a identificar elementos seguros e inseguros e a construir cenários;
  • Comunicação de segurança: durante o programa, são ensinadas e praticadas abordagens eficazes de comunicação sobre riscos, que consideram temas de segurança realmente relevantes para os funcionários, possibilitando discussões construtivas sobre práticas de trabalho seguras e inseguras.

Dessa forma, o sistema STOP® estimula a disciplina operacional ao mesmo tempo que eleva o bem-estar dos funcionários.

Conceitos Importantes do STOP® para Supervisão Incluem:

  • Todas as lesões e doenças ocupacionais podem ser prevenidas. Esta é uma maneira de abordar a segurança que significa que há sempre algo que pode ser feito para evitar lesões.
  • Supervisores e líderes de equipe são responsáveis e respondem pela segurança dos seus funcionários. A segurança é tão importante quanto a produção, os custos e outras questões relacionadas ao negócio pelas quais os líderes de equipe são responsáveis.
  • Perceber a segurança. Significa ficar tão sintonizado na segurança que a pessoa percebe a segurança, automaticamente, aonde quer que ela esteja. "Tornar a segurança um hábito" reflete a maneira como os funcionários da DuPont sentem-se com relação à segurança.

STOP® para Supervisão desenvolve:

  • Observações de segurança formais e informais regulares para perceber ações e condições seguras e inseguras. O programa ensina técnicas de observação total e construção de cenários a fim de capacitar o supervisor a identificar práticas e condições de trabalho seguras e inseguras. Os participantes aplicam suas novas habilidades em observações formais no final do programa. Uma checklist (Cartão de Observação STOP®) é introduzida para orientar as observações e registrar as condições da área no momento da observação. Também são estimuladas conversas entre supervisor e funcionário sobre as condições seguras ou inseguras sob as quais o funcionário está trabalhando, estimulando as atitudes seguras e desencorajando as atitudes inseguras.
  • Segurança diária, bem como a realização de observações. Os participantes trabalham no desenvolvimento das suas habilidades de comunicação e observação durante todo o programa STOP® para Supervisão para tornar a segurança uma parte das operações regulares, não um evento especial.
  • Condições e ações das pessoas. O programa se preocupa tanto com as condições de trabalho dos funcionários quanto com as ações e reações deles ao realizarem um trabalho ou serem observados.

Comunicação sobre segurança diária, e não apenas quando observações estão sendo realizadas. Um estudo revelou que quando os supervisores falaram para seus subordinados diretos sobre segurança, as taxas de manuseio de materiais perigosos caíram 56%, o trabalho inseguro com material elétrico, 66%, e a falta de uso de equipamentos de proteção individual, 74%¹.

Método exclusivo do STOP® para Supervisão:

Quem deve participar?

Supervisores de primeira linha e outras lideranças operacionais.

Metodologia

A implementação do STOP® para Supervisão inicia-se com um Seminário de Assistência à Implementação, conduzido por um especialista STOP® , voltado para os supervisores selecionados de sua empresa. O modelo de treinamento baseia-se em princípios de aprendizado para grupos de adultos, por meio do qual os participantes interagem enquanto discutem, analisam e aplicam informações reunidas em apresentações, discussões de caso e análises de situação em suas próprias experiências e organizações.

O formato do seminário inclui:

  • Autoaprendizagem individual através de livros.
  • Atividades de aplicação no local de trabalho.
  • Reuniões de grupo em que os participantes assistem aos DVDs, discutem os conceitos introduzidos e então aplicam os conceitos ao seu local de trabalho.

Obtendo-se o engajamento dos participantes e demais funcionários com os conceitos ensinados pelo programa STOP®, este deixa de ser um mero programa de treinamento de segurança comportamental e passa a ser mais um sistema de segurança em sua organização, pois é capaz de continuadamente fornecer dados sobre a segurança das áreas da organização e corrigir atitudes inseguras. Outras ações de reciclagem e comunicação podem ser desenvolvidas especialmente para sua organização.

Instrutores

O programa é conduzido por consultores da DuPont certificados no programa STOP®. Não aceite imitações! Esses consultores são reconhecidos em toda a indústria como líderes de workshops comprometidos, inovadores e preparados.

O material Completo do STOP para Supervisão contém apostilas, DVDs, apresentação de slides e cartões (checklists) de observação.

Componentes do Programa STOP®

  • Seminário de Assistência à Implementação, conduzido por um especialista da DuPont
  • DVD Visão Geral: Introduz os participantes ao programa e materiais
  • Cinco livros e DVDs do programa:
    • Introdução ao STOP®: Usando o STOP® para a Prevenção de Lesões
    • Começando a Observar a Segurança: Equipamento de Proteção Individual
    • Novas Maneiras de Observar a Segurança: Posições das Pessoas, Ferramentas e Equipamentos
    • Aperfeiçoando Suas Habilidades: Procedimentos, Padrões de Organização e Reações das Pessoas
    • Realizando as Observações de Segurança STOP®
  • Livro de Reciclagem: Entregue seis meses após o término do programa
  • Guia do Administrador e Guia do Líder: Incluem planejamentos da reunião e uma cópia impressa dos materiais da apresentação
  • Cartões de observação
  • Listas de verificação de observação

Detalhe da apostila do participante do treinamento STOP para Supervisão

¹ Dov Zohar and Gil Luria, "The Use of Supervisory Practices as Leverage to Improve Safety Behavior: A Cross-Level Intervention Model."